Uma doula precisa ter uma rede de backups de total confiança. Porque a gente nunca sabe quando o bebê vai nascer, né? E se eu não posso estar no parto, outra doula precisa ir no meu lugar.
Com minhas backups, eu estou muito segura de que a parturiente se sentirá cuidada e acolhida. Claro que é difícil não acompanhar aquela mulher com quem você criou vínculo e que te escolheu. Mas, se fiz um bom trabalho, ela vai entender que o parto acontece no corpo dela e que a equipe está ali para apoiar suas escolhas.
Eu já deixei de estar em partos porque estava em outros partos (às vezes coincidem!), no dia em que minha avó faleceu e um bebezinho nasceu, por questões de saúde ou férias (neste caso, previamente combinadas com a gestante – sim, a gente também precisa descansar).
Na foto, eu e a @milena_guiotti cuidando da mulher no pós-parto imediato. Precisei ir ao PS devido a uma inesperada pressão alta, Milena prontamente me deu cobertura e eu fui pro parto assim que fiquei bem.
Eu também já dei cobertura diversas vezes quando outras doulas precisaram de mim. Isso é rede de apoio. Ser doula só é possível porque existem outras doulas maravilhosas apoiando umas às outras.